sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

MILTON LUIZ DOS SANTOS e CLÁUDIO ALBERTO METZGER

OS VERDADEIROS AMBIENTALISTAS  DE ROLÂNDIA
Corria o ano de 1993....Tive a idéia  e o desejo de fundar uma ong  ambiental para cuidar e defender o meio ambiente de Rolândia. Publiquei editais nos jornais locais e na Rádio. Na primeira reunião (na minha casa sito à Rua Arthur Thomas)  apareceu apenas o Milton. Na segunda reunião, ainda na minha casa, apareceu o Milton e o Cláudio Metzger. Na terceira reunião na Praça Castelo Branco apareceu o Milton e esposa....o Cláudio...o Renato Metzger e namorada (hoje esposa)...o Paulo Ademir Farina e seu filho Paulo Augusto (ainda menino). Os demais membros da primeira diretoria tivemos que convidar pessoalmente. Por ai vocês vêem como foi dificil fundar a Associação Ecológica de Rolãndia. A situação hoje não é muito diferente. Quando aparece uma denuncia séria na cidade podemos contar sempre  com os mesmos. Fica aqui então a minha homenagem a estes valorosos ambientalistas que nunca se acovardaram diante das ameaças dos poderosos. Deus abençoe vocês. * Foto tirada quando fazíamos um excursão ecológica na represa do Ingázinho.
JOSÉ CARLOS FARINA - SÓCIO Nº 1

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

FARINA e IVAN NILTON DE ROLÂNDIA - ÁRVORES

Não cuspa a semente, plante na beira do rio!

O Advogado  e Ambientalista José Carlos Farina, nos ensina a fazer uma boa ação pelo meio amibiente:
“Sou vice-presidente da Associação Ecológica de Rolândia-Pr. e nesta condição quero ensinar aos jovens uma boa ação que todos podem fazer pelo meio ambiente. Agora que é tempo de colheita de frutas do tipo jabuticabas, pitanga, uvaia, cereja e outras, logo após o consumo separe as sementes e plantem nas margens do rio mais próximo de sua casa. Se muitos agirem assim, imaginem a quantidade de árvores frutiferas que além de alimentarem as aves e animais servirá para a proteção dos rios contra erosão e assoreamento. Jovens a natureza conta com vocês!”
JOSÉ CARLOS FARINA – ADVOGADO (ROLÂNDIA-PR) - ED. IVAN NILTON

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA O SER HUMANO E PARA O MUNDO 2

AS ÁRVORES PEDEM SOCORRO
Ciclo da água
A infiltração de água em solos com cobertura florestal é 40 vezes maior do que em solos descobertos (Rezende e cols., 2000), alimentando os lençóis freáticos, que formam as nascentes e os rios. A presença de árvores reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos (Magalhães e Crispim, 2003). Além disso, quando absorvida pelas plantas, a água volta à atmosfera em forma de vapor, pela transpiração das folhas, que também origina partículas necessárias (aerossóis) para que as nuvens se formem (Claeys e cols, 2004).

Amenizam o clima

Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta.
Diminuem a reflexão da radiação do sol
Superfícies artificiais refletem até 50% , enquanto a vegetação reflete de 25 a 10% dessa rediação, diminuindo o efeito térmico.
Efeito sobre o regime dos ventos
Podem bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão.
Economia de energia
Redução do gasto com refrigeração. Segundo uma pesquisa, em Sacramento, Califórnia, EUA, a economia anual foi calculada em 18,5 bilhões de dólares devido à presença de árvores.
Captação de partículas e gases presentes no ar
Remoção de 1,2 tonelada/hectare de dióxido de carbono.
Conservação da biodiversidade
As árvores servem de refúgio e provêem alimento para consumidores primários (herbívoros) tais como aves e insetos.Em dois bairros de Volta Redonda foram registradas 90 espécies de aves nas árvores individuais existentes na arborização das ruas.
Atuam nos aspectos sensorial e estético
Amenizam a aridez e a repetição dos prédios e outras áreas construídas.
Saúde física e mental
Auxilia na recuperação de doentes e tem um efeito restaurador, com mudanças positivas no estado psicológico, no sistema fisiológico (diminui a pressaõ arterial), funcionamento cognitivo e comportamental.
Atendimento às necessidades lúdicas, de recreação e lazer
Os espaços verdes são utilizados para eventos, festas, festivais, shows, entre outras atividades.
Alegra a Alma
Acima de tudo as árvores alegram a nossa alma e acalma o nosso coração. Sempre que estamos com falta de ar ou tristes procuramos a sombra de uma árvores ou as margens de um rio bastante sombreado.
PESQUISA DE JOSÉ CARLOS FARINA - FOTO BY FARINA

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA O SER HUMANO E PARA O MUNDO

VAMOS PRESERVAR A NATUREZA


Por mais que o homem sinta-se poderoso, por mais lindos que sejam os edifícios, pontes e viadutos, ainda ninguém inventou algo que possa substituir as árvores em beleza e poder para filtrar e umedecer o ar. Alguém
consegue imaginar uma cidade, por maior que seja, por mais poderosa que seja, sem árvores, flores e praças? Por esses, e por outros motivos, peço piedade e misericórdia em  nome das árvores. Vamos plantar mais árvores e cuidar das que temos. As futuras gerações agradecem.
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

IAP MULTA FUNDIÇÃO EM ROLÂNDIA

CLIQUE AQUI PARA VER A MATÉRIA E VÍDEO

ROLÂNDIA SEM FISCAL AMBIENTAL

FISCAL AMBIENTAL PARA ROLÂNDIA - PR.
 Rolândia possui um dos melhores Códigos Ambientais do Brasil mas, depois de 9 anos, ainda não contratou fiscal para autuar e multar os infratores. E olha que são tantas irregularidades para fiscalizar....Pedimos ao Exmo. prefeito que abra concurso já para suprir tal deficiencia. Na próxima campanha não adiantará mais prometer.
TEXTO E FOTO DE JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

sábado, 4 de dezembro de 2010

POPULAÇÃO DE ROLÂNDIA PREOCUPADA COM ESGOTO

A população de Rolândia - Pr. está preocupada com uma nova Estação de Tramamento de Esgoto que a Sanepar está construindo no fundo de vale do Jardim Caviuna, bem próxima das casas. A população está apreensiva com a possibiliade de poluição atmosferíca e hídrica. Pedem fiscalização por parte do IAP.

JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

MATANÇA DE ÁRVORES EM ROLÂNDIA CHEGA A CURITIBA

DENÚNCIA VAI PRA CURITIBA



O caso da erradicação exagerada de árvores em Rolândia vira denuncia na Procuradoria geral da justiça em Curitiba. Ambientalistas e vereadores pediram providencias ao Procurador Geral. O caso já foi despachado e encaminhado a promotora em Rolândia. Os ambientalistas pedem punição severa aos envolvidos. Os denunciantes querem saber pra quem estão vendendo tanta lenha pra quem vai o lucro.

TEXTO E FOTO DE JOSE CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

UMA ÁRVORE... UMA VIDA... (VAMOS PLANTAR)

"SOS" ÁRVORES E NATUREZA - ABAIXO A MOTOSERRA!...

Se está provado que nós dependemos das árvores para viver....para respirar, porque tanta "matança" de nossas amigas? Pedimos socorro por todas as árvores indefesas do planeta. Ao invés de destrui-las vamos plantar mais e mais árvores.....as futuras gerações agradecem....Queremos todas as matas ciliares e remanescentes de florestas preservadas e fiscalizadas. Pedimos aumento das penalidades. Abaixo a motoserra!...
JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR. BRASIL (WORD)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

VIVEIRO DE MUDAS EM ROLÂNDIA - PR.

VIVEIRO DE MUDAS EM CRISE?
O que está acontecendo com o viveiro de mudas da prefeitura? Notícias obtidas junto ao Orkut dão conta que o mesmo está praticamente parado. Pedimos as nossas autoridades que não deixem este patrimonio do povo sucumbir. Pedimos mais empenho e cuidados.

FOTO BY FARINA

Plantio de Árvores em Rolândia - É necessário fazer " coroamento" das mudas plantadas

                                    PLANTIO DE ÁRVORES EM ROLÂNDIA


 A prefeitura de Rolandia divulgou o plantio de mudas de árvores nativas nas margens do  Ribeirão Amoreiras  como parte do programa de recuperação das nascentes do Ribeirão Cafezal que abastece Londrina. Muito bom, mas a prefeitura tem que agora fazer o coroamento da mudas e eliminar o capim Colonião que com o tempo "matará" todas as árvores, além de ser um estopim para incendios.
José Carlos Farina - Foto by Farina