quarta-feira, 20 de abril de 2011

SANEPAR DETONA BOSQUE EM ROLÂNDIA

SANEPAR DETONA BOSQUE DO JARDIM DAS FLORES

Na década de 90, Pedro Ezequiel com apoio de José Perazolo implantou e formou o Bosque Dona Martinha. Eu estava lá no dia do plantio das árvores. Pessoalmente plantei mais de 20 mudas. No longo dos anos, junto com o Farininha plantamos mais algumas ficheiras e uma Figueira. Ajudei a comprar tijolos e cimento para a Associação fazer o coroamento das árvores. Foi tudo bem e o bosque formou lindo e vistoso. Agora a Sanepar andou destruindo parte do bosque. Não tiveram piedade nem da Placa onde foi feita a homenagem a dona Martinha. Em nome da comunidade peço providências. Texto e fotos de José Carlos Farina





quinta-feira, 14 de abril de 2011

ÁRVORES MELHORAM A QUALIDADE DO AR

PROTEJAM AS ÁRVORES


As árvores contribuem para a diminuição da poluição em ambientes urbanos. Mais um estudo, elaborado por cientistas do Center for Ecology and Hydrology, no Reino Unido, demonstra que a redução de micro-particulas no ar diminui à medida que aumenta a superfície coberta por árvores nas cidades. As micro-particulas são particularmente nocivas, sendo a causa de diversas doenças respiratórias.
Do mesmo estudo resultou um modelo matemático que gera vários cenários, tendo em conta vários indicadores como a área coberta ou o tipo de árvores existentes. Genericamente, se um quarto do território urbano for coberto com árvores a percentagem de micro-particulas no ar pode diminuir até dez porcento.
Por outro lado, o mesmo estudo concluiu igualmente que algumas árvores emitem substâncias que facilitam a formação de ozono na atmosfera. Além disso, é possível que as árvores não consigam absorver a totalidade das partículas atmosféricas, o que poderá levar à contaminação dos solos a longo prazo. FOTO BY JOSÉ CARLOS FARINA

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ROLÂNDIA : ÁRVORES e PREFEITOS by FARINA

AINDA DÁ TEMPO DE RECUPERAR

Prefeitos de saudosa memória (Amadeu, Primo, Orlandino e Perazolo) e ainda Eurides e Scomparim plantaram com tanto amor milhares de árvores... Agora que estão adultas produzindo bastante sombra e oxigenio vem um pessoal sem noção e "vupt" vão cortando sem pedir licença a quem quer que seja.. O nosso maior cartão postal (nossas árvores) só daqui 2 anos....PERDOA-OS PAI....ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

terça-feira, 12 de abril de 2011

FARINA DIZ: ROLÂNDIA VAI VIRAR UM DESERTO

FARINA PEDE SOCORRO

Pelo que fazem (ou não) em Rolândia penso que o plano é transformar a cidade num deserto. Só nao sei qual a vantagem de sermos a única cidade do norte do paraná sem árvores de porte nas ruas. Mais de 600 árvores sadias já viraram lenha pra fornos e fornalhas. O clima já ressentiu a falta do verde. Os postos de saúde recebem mais pacientes hoje com problema respiratórios. Peço mais uma vez piedade as nossas "autoridades". Peço aos promotores que coloquem algum destes algozes na cadeia. Estão brincando com as futuras gerações que vão padecer a falta de umidade e oxigênio.  Se eu fosse prefeito mandaria o meu pessoal fazer uma reciclagem em Maringá. Esperamos que o futuro prefeito trate melhor o meio ambiente. SOCORRO!....JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

O PLANETA PEDE SOCORRO!... ( DANIEL STEIDLE )

Reforma do Código Florestal, desastres naturais, urbanização, crescimento da população, crise energética, campanhas ambientais das igrejas, sua vida...! Que tal descobrir “o outro ser”?   
 
      O OUTRO SER
Será que vamos deixar o dia chegar, da terra falar: “Vá plantar batata na lua, que aqui não tem mais jeito!”?
 
Dominando progressivamente o mundo, o ser humano parece que se esqueceu que é parte da natureza.
Agimos como se o ambiente existisse somente para nos servir. A consideração que damos às plantas, aos animais, a terra, à água se baseia unicamente na utilidade que têm para nós. Em nosso egoísmo ignoramos os limites do planeta. Num clima de “fim de mundo” consumimos além da capacidade do planeta e produzimos freneticamente lixo.
A superficial preocupação ambiental cria ilusões que se limitam a disfarçar o impacto do nosso modo de viver. A utopia que vivemos consome nossa existência.
Contudo, nossa crise existencial poderia deixar de existir, se nos adequássemos a consumir apenas a metade dos recursos disponíveis no planeta. A idéia parece óbvia, pois formaria um cenário de equilíbrio propício ao combate do desperdício, a pratica da partilha e a noção de gratidão. O cuidado redobrado com os escassos meios de “meio planeta”, desenvolveria “o outro ser”. Um ser que, além de poder sobreviver na terra, voltaria a ter tempo para fazer arte, filosofar, contemplar e a brincar com as crianças. DANIEL STEIDLE
 
Bimini, 12-04-11

FARINA : ROLÂNDIA NÃO TEM FISCAL E NEM POLÍTICA AMBIENTAL



PREFEITURA CONTINUA CORTANDO ÁRVORES SADIAS - POVO SÓ TEM A PROMOTORIA PARA RECLAMAR.

Rolândia possui um dos melhores Códigos Ambientais do Brasil. Projeto do ex-vereador Farina. Prefeitura continua cortando árvores sadias sem dar explicações a ninguém. COMDEMA esvaziou 95%. E o pior....Rolândia não tem nenhum fiscal ambiental para punir toda esta matança. A mim como ambientalistas só me resta pedir a Promotoria que puna os responsáveis. Os vereadores até agora não conseguiram  calar a motoserra. SOCORRO!....TENHAM PIEDADE DO NOSSO MEIO AMBIENTE!....JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

sábado, 9 de abril de 2011

ROLÂNDIA É ALVO DE DENUNCIA REGIONAL

FARINA OBTEM LIMINAR PARA PRESERVAR FAIXA DE 70 METROS

FOLHA DE LONDRINA

Liminar suspende obras em loteamento

Rolândia O juiz da Vara Cível de Rolândia (25 km a oeste de Londrina), Antônio Tayama, concedeu liminar suspendendo as obras num loteamento nas proximidades do Córrego das Amoreiras, no Jardim Vale Verde. O pedido de liminar está na ação civil pública movida pelas organizações não-governamentais (ONGs) Associação Movimento Nossa Terra de Rolândia e Sociedade Ambiental, Cultural e Educacional contra a prefeitura e a Câmara de Vereadores, no mês passado.

As entidades alegam que os poderes Executivo e Legislativo autorizaram irregularmente obras no loteamento, que não estariam respeitando a distância mínima de 70 metros do córrego, estipulada pelo Plano Diretor (já que se trata de área de preservação ambiental). ''Os argumentos do pedido expunham que a continuidade das obras poderia causar danos'', justificou Tayoama à Folha.

O juiz informou que o passo seguinte é a citação da prefeitura, da Câmara (que, no ano passado, aprovou a retomada do projeto do loteamento) e a empreiteira responsável pelas obras, para que se pronunciem. O loteamento foi aprovado no início da década passada e a empresa que realizaria as obras de estrutura faliu.

Segundo o advogado José Carlos Farina, que apóia as duas ONGs, a empreiteira que retomou os trabalhos estaria desrespeitando até mesmo a faixa de 30 metros do projeto original e teria provocado uma erosão que levou a uma voçoroca de seis metros de profundidade por 60 metros de extensão. ''Temos fotos de tudo isso'', garantiu.

O diretor da empreiteira contratada, Afrânio Rosi Brandão, afirma que a empresa está realizando obras de infra-estrutura. ''Fomos contratados para fazer um serviço e estamos obedecendo rigorosamente ao projeto'', disse. Ele argumenta que a erosão seria causada por água de chuva que desce do cemitério e das ruas da região; a tubulação teria sido transposta pela empreiteira falida, da parte de cima para a de baixo do terreno, o que transferiu a erosão. ''Mas vamos dar continuidade na tubulação até o rio e o problema será resolvido.''

O presidente da Câmara, Narciso Bouças Júnior, defende que os vereadores aprovaram o projeto sem saber que uma mina do córrego ficava a 30 metros do loteamento. A assessoria da prefeitura informou que o prefeito Eurides Moura está viajando e volta no fim de semana.
Fábio Galão
Reportagem Local

FARINA E O MEIO AMBIENTE DE ROLÂNDIA - PR.,

FARINA ADVERTE: VOTAR MAL É PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE

José Carlos Farina, vice-presidente e fundador da Associação Ecológica de Rolândia ( AER ) adverte que nas próximas eleições municipais estará pegando assinatura e registrando propostas dos candidatos em favor do meio ambiente. É que a experiência mostra que votar mal é prejudicial ao meio ambiente. E votando mal estamos prejudicando não só Rolândia  mas  todo o planeta. TEXTO e FOTO de  JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

domingo, 3 de abril de 2011

ROLÂNDIA - QUEM QUER APOIO DA MOTOSERRA?

ELEIÇÃO DAQUI 2 ANOS

Logo chegará as eleições municipais e eu desde já pergunto: Quem vai querer o  apoio dos homens da motoserra? Rolandenses!....fiquem espertos!....Eles acham que ficarão imunes....TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

ROLÂNDIA: POVO TEM QUE SE UNIR CONTRA A MATANÇA DE ÁRVORES SADIAS

CHEGA DE CRIMES ECOLÓGICOS

Aqui em Rolândia o povo tem que agir igual ao Henrique Berger e denunciar a matança de árvores sadias na Promotoria e na imprensa. Chega de crimes ambientais impunes, Pedimos a promotoria que coloque estes criminosos na cadeia. Rolândia precisa de mais árvores, de mais verde, de mais oxigênio. Queremos os criminosos na cadeia. JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.