sexta-feira, 13 de agosto de 2010

RELATÓRIO PARCIAL DAS ATIVIDADES DA ASS. ECOLÓGICA DE ROLÂNDIA - FL.1

RELATÓRIO PARCIAL DA ASSOCIAÇÃO (POR JOSÉ CARLOS FARINA)
- Ajuizamento de ação popular contra prefeito e vereadores em 1994 visando a anulação de uma lei que retirava a proteção de um bosque na Av. Castro Alves. Esta ação foi julgada improcedente em 1ª instância e reformada e ganha no Tribunal de Justiça.
- Ajuizamento de uma Ação Civil Pública no ano 2003 contra o atual prefeito e vereadores visando anular uma lei que fere o Plano diretor, rebaixando a faixa de proteção ambiental ao longo das nascentes do Jardim Vale Verde, de 70,00 para 30,00 metros. O Juiz já deferiu liminar voltando esta faixa (mata ciliar) para 70,00 metros.
- Sou o pai (com muito orgulho) e sócio fundador número um da Associação Ecológica de Rolândia (AER), onde sou vice-presidente. A primeira reunião da AER foi na minha casa.
- Sou autor do requerimento que pediu o Projeto Água Limpa no ano de 1992, que em parceria com o IAP, plantou cerca de 30.000 árvores nas margens do Ribeirão Ema, melhorando a qualidade da água servida à população.
- Fui membro do Conselho Municipal do meio Ambiente (CONDEMA), nos anos 1997 a 2000.
- Fui autor da idéia e da redação que passou o CONDEMA para dez membros, sendo cinco ambientalistas e cinco indicados pelo prefeito. Antes todos eram indicados pelo prefeito.
- Ministrei palestras para várias escolas sobre meio ambiente e sobre o trabalho da Associação Ecológica de Rolândia, entre elas: Parigot, Herions, Souza Naves, Vitório Franklin, etc.
- Plantei árvores, pondo a mão na terra, nos seguintes lugares: Ribeirão Ema, 15º Batalhão, Bosque Dona Martinha, Parque Ecológico São Fernando, Córrego das Amoreiras, represa do Ingazinho, Marabú, Mata do Campaner, calçadas do Conjunto São Fernando, praças, etc.
- Participei de diversas excursões ecológicas com membros da Associação Ecológica de Rolândia, entre elas, Ribeirão Marabú, ribeirão Amoreiras, Ribeirão Ema, Ribeirão Vermelho, Ribeirão Cafezal, nascente do Jardim Caviuna, etc. onde fotografamos e filmamos.
- Ajudamos na coleta de lixo por várias vezes no Lago São Fernando.
- Ao lado de Nikolaus Schauff fui um dos primeiros vereadores a defender a causa ambiental, tendo denunciado entre outras as seguintes empresas: máquinas de café (poluição atmosférica ), Quimorgan (poluição atmosférica), Curtume Berger (poluição atmosférica e de recursos hídricos), Frigorífico Big-Frango (poluição atmosférica e de recursos hídricos), Lixão (poluição atmosférica e de recursos hídricos), Postos de Gasolina (recursos hídricos).
- Apresentei emendas e proposições por ocasião da aprovação da lei Orgânica do Município na Câmara Municipal criando a Comissão Permanente do Meio Ambiente; exigindo EIA/RIMA para as empresas com potencial poluente e garantindo área verde mínima por habitante, entre outras.
- Participei de várias reuniões na Prefeitura, na Promotoria, no IAP, no CONDEMA para tratar dos seguintes assuntos: Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão Vermelho, preservação de rios, fiscalização de Postos de Gasolina, frigoríficos, etc.
- Participei como monitor da Semana do Meio Ambiente no ano de 1999, acompanhado centenas de crianças na Mata do Campaner, ensinando o que sei sobre floresta, a importância das árvores e das águas, conservação de solos, agricultura orgânica, animais, o ciclo das águas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário