quinta-feira, 14 de abril de 2011

ÁRVORES MELHORAM A QUALIDADE DO AR

PROTEJAM AS ÁRVORES


As árvores contribuem para a diminuição da poluição em ambientes urbanos. Mais um estudo, elaborado por cientistas do Center for Ecology and Hydrology, no Reino Unido, demonstra que a redução de micro-particulas no ar diminui à medida que aumenta a superfície coberta por árvores nas cidades. As micro-particulas são particularmente nocivas, sendo a causa de diversas doenças respiratórias.
Do mesmo estudo resultou um modelo matemático que gera vários cenários, tendo em conta vários indicadores como a área coberta ou o tipo de árvores existentes. Genericamente, se um quarto do território urbano for coberto com árvores a percentagem de micro-particulas no ar pode diminuir até dez porcento.
Por outro lado, o mesmo estudo concluiu igualmente que algumas árvores emitem substâncias que facilitam a formação de ozono na atmosfera. Além disso, é possível que as árvores não consigam absorver a totalidade das partículas atmosféricas, o que poderá levar à contaminação dos solos a longo prazo. FOTO BY JOSÉ CARLOS FARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário